[Desafiam] Objetivos literários para 2019
Comparando os meus actuais hábitos de leitura com anos anteriores, sobretudo quando escrevia por outros lados, é notória uma certa diminuição no número de livros lidos. No entanto, é também notória a minha satisfação com as mesmas. Por ter menos tempo para ler, resolvi investir em géneros de que gosto e, se não tinha problemas em colocar coisas que não me estavam a dizer de lado, mais depressa o tenho feito.
Tornei-me ainda muito mais comedida no que a compras diz respeito, não só por necessidade (que o dinheiro não dá para tudo) mas por, finalmente, ter decidido dar bastante mais uso à biblioteca municipal, uma vez que tenho a felicidade de ter uma perto do trabalho. Sim, a Bertrand fica mesmo do outro lado da rua e a biblioteca fica a 30 minutos (15 minutos para ida e outros tantos para a volta), mas sempre pratico um pouco de exercício físico e apanho vitamina D...
Sendo que na segunda quinzena de Janeiro volto a recuperar algum do meu tempo livre, até agora ocupado com o mestrado, decidi propor-me a alguns objectivos literários:
- Ler 24 livros - tem sido hábito participar no desafio do Goodreads e 2019 não vai fugir à regra. É a mesma meta de 2018, meta que só mesmo na última semana do ano consegui alcançar, mas continua a parecer-me um número bom, sobretudo tendo em conta outros objectivos a que me quero propor.
- Ler calhamaços - há bastantes cá por casa, alguns deles antologias, e gostava de começar a pegar neles. Como escrevi anteriormente, em 2018 percebi que o esforço é cumulativo e é página a página que se conquistam os livros, mesmo os de maior tamanho. Assim, conto dar, pelo menos, vazão à série Outlander, da Diana Gabaldon. É verdade que também é uma releitura, já li os 4 primeiros volumes em inglês, por isso a conquista não é assim tão impressionante, mas o quinto, a que eu carinhosamente chamava "tijolo" (uma vez que o livro em inglês tinha uma lombada com 5 centímetros e era vermelho, e não sabem a satisfação que é poder aplicar o mesmo termo à versão portuguesa, acho que dá para matar alguém com aquele calhamaço!) sempre impôs respeito!
- Acabar 2 séries de fantasia - tenho o péssimo hábito de começar coisas e não acabar. Mas se estou prestes a acabar um mestrado, também serei capaz de acabar séries publicadas! Não tenho os livros, o que valerá umas visitas à biblioteca, mas gostava de acabar a série Mistborn do Brandon Sanderson, de que a Diana e a Patrícia tão bem falam, bem como O Ciclo dos Demónios de Peter V. Brett, contando que o quinto chegue à biblioteca... Sim, também se podem inscrever na categoria calhamaços...
- Participar em 2 maratonas literárias - não vou participar na Bout of Books que tem lugar na próxima semana, mas haverá mais em Maio e Agosto. Ainda em Janeiro tem lugar a 24in48, em que certamente não vou atingir o objectivo porque estarei a trabalhar, mas em que conto ler sempre que tiver disponibilidade.
- Voltar a falar sobre livros - este é mais complicado. Acho que parte do meu gosto pela leitura voltou, no último ano, com a desobrigação da minha parte de escrever o que quer que fosse sobre eles, mas sinto falta de falar e de ouvir falar sobre livros.
Acho que chega. Ainda ponderei colocar "comprar menos livros" mas em 2018 só vieram parar cá a casa 3 ou 4 livros novos, e no ano anterior outros tantos. Acho que as compras por impulso estão domadas, e é de esperar que assim continuem. Preciso de um livro novo? De dar uma vista de olhos e escolher um ao calhas porque os que tenho não me dizem nada? A biblioteca tem servido para domar essa necessidade, para além de realmente me obrigar a ler em vez de acumular livros.
Agora é ler! Boas leituras!