Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Coisas que...

[Desafiam] Uma paixão chamada livros - #1 Top 5 dos livros lidos

por Carla B., em 01.02.16

Começa bem... É difícil escolher um Top 5, tenho a certeza que nomeio sempre livros diferentes porque depende do momento em que respondo à pergunta e sei que ainda há por aí muitas pérolas à minha espera. No entanto, acho que desta vez vou nomear:

 

 A Lua de Joana

 

Não é o melhor livro do mundo, nem me parece ter pretensões a isso. Se o fosse a ler agora era capaz de lhe encontrar todos os defeitos e mais alguns, daí que seja o único desta lista que não pretendo reler, mas continua a ser o livro mais importante da minha vida. Deu-me a perceber o que os livros tinham de magnífico: viver vidas diferentes da minha e aprender com elas sem no entanto ter de passar por aquelas situações no meu dia-a-dia. Na tarde em que li o livro eu cresci interiormente. Passei de miúda a adolescente. Percebi o que me rodeava e a sorte que tinha. Percebi que as escolhas têm consequências. Na tarde em que li o livro iniciei a jornada que me trouxe até onde estou hoje e por isso, mais que muitos outros com qualidade literária bem superior a este, este é o livro da minha vida.

 

O Conde de Monte Cristo

 

Dizem que é um livro sobre vingança mas para mim é um livro sobre aproveitar o que a vida nos oferece e sobre colocar o passado para trás das costas. É sobre deixar para trás quem nos magoou, deixar de questionar os "e se.." da vida e simplesmente tentar aproveitar o que ela nos dá. Presos ao passado podemos estar a perder um presente e um futuro bem mais brilhantes.

 

Harry Potter

 

Olha a batota! Mas para mim estes 7 livros são uma só história e por isso contam como um só. São uma saga importante na minha vida, tendo-me acompanhado durante a passagem da adolescência para a vida adulta, tal como sucedeu com os personagens. Propiciaram as conversas e teorias mais absurdas, mostrou-me como uma paixão pode ser comum a diferentes pessoas e pode ser a base para boas amizades.

 

Persuasão

 

Já estou cansada de dizer que tem a carta mai'linda de todó sempre e por mim isso bastaria, mas tem também uma belíssima história de amor e personagens que adorava conhecer e privar.

 

Os Miseráveis

 

Sobretudo por ser um marco. É um livro que exige dedicação e por isso considero um dos meus maiores feitos em termos de leitura.  Mas é também um retrato fascinante de como as acções de uma pessoa têm repercussões não só nela mas no que a rodeia.

 

Imagens retiradas do Goodreads.

24 comentários

Comentar post

Pág. 1/2