Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Coisas que...

Coisas que...

24
Jul17

[Desafiam] 24 in 48 Readathon

Carla B.

Depois de me ter corrido bastante bem a primeira experiência nesta maratona literária, voltando ela a ocorrer não podia deixar passá-la.

Desta vez o objectivo era simplesmente ler. Tendo em conta que foi o primeiro fim-de-semana completo que tive em Julho, sabia que não passaria grande parte do tempo a ler, porque teria outras coisas para fazer, como pôr o Youtube e o Feedly em dia (alas, ainda não foi desta...), ou vegetar em frente da televisão.

Propus-me então a ler dois livros, que tinha de devolver esta semana à biblioteca, mas pasme-se, li mais do que estava à espera! No total li cerca de 12 horas, acabei dois livros, um deles lido integralmente durante a maratona, li 18% de um e-book e cerca de 120 páginas de The Eyre Affair do Jasper Fforde.


Para mim foi um sucesso! Venha a próxima!

Sobre os livros em si...

Comecei por pegar em Os viajantes e o 'livro dos museus' de João Carlos Brigola, que me havia sido recomendado num seminário do curso de mestrado. Tinha tudo para eu gostar, já que se trata da selecção de escritos epistolares e de diários de viagem, estilos que aprecio bastante, que se debruçam sobre colecções e museus em Portugal nos séculos XVIII e XIX. No entanto, e apesar de conhecer bastante das mesmas colecções e museus retratados, sinto que poderia ter sido dado o contexto dos mesmos, apresentando não os escritos de forma cronológica mas de acordo com o objecto da descrição. Assim, acaba por ser interessante por mostrar como que uma evolução geral da museologia em Portugal, mas os detalhes de cada instituição/colecção acabam por se perder. É sem dúvida uma leitura para quem já conhece o panorama e não para quem procura uma primeira abordagem.

Seguiu-se Viver e resistir no tempo de Salazar. Histórias de vida contadas na primeira pessoa, por Maria Alice Samara e Raquel Pereira Henriques. O livro divide-se em duas partes - "viver" e "resistir" - e conta com excertos de entrevistas levadas a cabo pelas autoras a 20 pessoas, algumas delas bem conhecidas dos meios políticos e sociais, que dão a conhecer como foi viver durante o período de ditadura fascista. Confesso que me interessou mais a primeira parte, em que revi muito do que oiço a minha avó e outras pessoas da sua faixa etária contarem, nomeadamente no que ao quotidiano diz respeito, mas a segunda parte também tem o seu interesse, mais não seja por manter viva a memória de um tempo de resistência, e de como essa resistência leva a mudanças. Este sim, parece-me ser bastante útil para quem pretende iniciar um estudo sobre a época. Tinha algum receio que fosse maçudo mas não, pelo contrário é bastante acessível, muito coloquial e dinâmico, quase que como um ouvir contar histórias.

Quanto ao e-book, tenho de confessar que desisti aos 18%. At Any Price de Brenna Aubrey foi a escolha para o Vaginal Fantasy do mês de Julho e, estando disponível na loja da Amazon para o Kindle (apesar de o meu ter falecido... paz à sua alma...), bem como querendo eu ouvir falar de livros (tenho saudades do SLNB ), achei que poderia aproveitar. No entanto, em cerca de hora e meia revirei tanto os olhos (que até pensei que poderia vir a fazer um drinking game bebendo cada vez que aparecia uma situação de fazer revirar os olhinhos) que fui espreitar o tópico de discussão (link tem spoilers) no grupo do Goodreads, para ver o que me esperava. Vendo pessoas com os mesmos problemas que eu estava a ter com o livro e spoilando-me para ver se o resto valia a pena, resolvi ficar por ali.

Assim, passei para a escolha de livro alternativa do mesmo grupo, e até agora estou a gostar bastante.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D